O segundo álbum de Miley, ”Breakout” completou 11 anos de lançamento dia 22 de Julho. O disco é o primeiro de Miley a não ter ligação com a franquia Hannah Montana já que seu debut álbum Meet Miley Cyrus (2007) tinha músicas da segunda temporada da série.

O álbum foi considerada um sucesso na época vendendo mais de 371.000 mil cópias em sua semana de lançamento, fazendo com que Cyrus estreasse em primeiro lugar na Billboard 200 a parada mais importante de álbuns dos Estados Unidos.

Para sua divulgação Miley lançou 2 singles para o projeto. A música ”7 Things” foi lançada como primeiro single e alcançou o Top 10 da Billboard Hot 100. O segundo single ”Fly On The Wall” obteve sucesso no Reino Unido onde alcançou o Top 20 do UK Singles Chart.

Breakout recebeu boas críticas no geral obtendo a nota 66 no Metacritic ,sendo até o presente momento sua maior nota no site americano.

A música Breakout foi escrita por Katy Perry e repassada para Miley para que a mesma incluisse na tracklist final do álbum.

Atualmente o disco Breakout já vendeu mais de 5 milhões de cópias mundialmente sendo considerado um grande sucesso comercial para a carreira de Miley.